quinta-feira, 17 de abril de 2014

É o professor que ensina ou o aluno que aprende?

É sabido que empenho e dedicação devem fazer parte da rotina de um bom professor a LDB por exemplo que rege as leis da educação procura universalizar a qualidade da educação pra todos, mas esse paradigma social traz reflexões que transpassam um tema "fechado", envolvendo assim o sistema educacional a família, as relações humanas, sociais e culturais. A aproximação do professor na vida individual e social do seu aluno é um fator que pode fazer a diferença. A relação entre aprender e ensinar é a mesma de "dar e receber".

2 comentários:

  1. Olá Liliane!
    O vídeo é bem interessante e traz uma indagação muito pertinente, "é o professor que ensina ou o aluno que aprende?" Refletindo sobre essa frase podemos chegar a conclusão de que o professor está na escola para facilitar o conhecimento para o aluno, ele irá aprender aquilo que ele acha interessante e que lhe chama a atenção. Também é abordado o projeto político pedagógico das escolas, o principal objetivo do PPP é articular o trabalho da escola de uma forma que todos possam aproveitar o desempenho da escola, o projeto deve ser pensado além das fronteiras da escola, para que ela faça parte da sociedade. O vídeo também ressalta a importância do professor Paulo Freire na educação brasileira.

    ResponderExcluir
  2. olá Liliane Araújo,
    O vídeo destaca a importância do Projeto Político Pedagógico da escola, que deve ter a cara da escola e o corpo das políticas educacionais, deve ter a participação, empenho e dedicação dos professores. O PPP deve articular o trabalho da escola que seja viável, o que a escola tem que fazer para cumprir seu papel de formar e educar cidadãos. O grande educador Paulo Freire é um belo exemplo de quem deu vida ao PPP, traduzindo o mesmo em esperança e sonho para que suas propostas fossem concretizadas em um futuro muito próximo, com a participação também da família.

    ResponderExcluir